BARALHO DA RAIVA: AVALIAÇÃO, PSICOEDUCAÇÃO E TÉCNICAS PARA INTERVENÇÃO
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RESUMO
A raiva é uma emoção universal e inata que todos sentem em algum nível. Assim como as demais emoções, ela tem um papel importante na adaptação do organismo a situações variadas. Contudo, a literatura da área da psicologia mostra que as pessoas têm muita dificuldade em vivenciar a raiva. Alguns a bloqueiam e evitam; outros a manifestam por meio da impulsividade e de comportamentos agressivos. Esses dois casos tendem a favorecer a manutenção de crenças negativas sobre essa emoção e comportamentos não saudáveis causadores de sofrimento (para si e para os outros).
Frente aos desafios de manejo emocional, o profissional de saúde mental precisará estar pronto para ajudar seus pacientes a conviverem com as suas emoções e a lidarem com elas de maneira saudável. Estar conectado de forma sadia com a própria raiva é uma virtude que permite uma vida muito mais plena, seja em pensamentos, emoções ou comportamentos.
O Baralho da raiva apresenta estratégias terapêuticas para avaliar, acessar, psicoeducar e manejar essa emoção de forma leve, acessível e didática. Além disso, aborda distorções cognitivas e sensações fisiológicas e comportamentos associados a essa resposta emocional, a fim de esclarecê-la e poder manejá-la com assertividade, proporcionando bem-estar ao paciente. É um guia que qualquer psicólogo pode usar para ajudar as pessoas que atende a se aventurarem na conexão com essa emoção importante.
Este baralho dispõe de anexos para download.
SUMÁRIO
Prefácio
Modelo cognitivo da raiva
Caixa de ferramentas: técnicas de manejo da raiva
Aplicação prática e composição do Baralho da raiva
Combinação do Baralho da raiva com outros recursos
Referências
Anexos
PÚBLICO-ALVO
Profissionais de psicologia que atendem adolescentes e adultos.
O QUE VOCÊ ENCONTRA NESSE BARALHO
25 cartões Caixa de ferramentas
20 cartões Psicoeducação
20 cartas Descrevendo a raiva
7 cartas Situações geradoras de raiva e suas interpretações
20 cartas Crenças sobre a raiva
14 cartas Distorções cognitivas
11 cartas Sensações fisiológicas
10 cartas Comportamentos
DIFERENCIAIS DA OBRA
Esta obra pode ser utilizada de diferentes maneiras para identificação e intervenções relacionadas à raiva, reduzindo os prejuízos cognitivos e comportamentais. As possibilidades de intervenções criativas podem garantir maior engajamento do paciente e alcançar melhores resultados. Há diversas técnicas e estratégias a serem utilizadas na prática clínica.
AUTORES
Bruno Luiz Avelino Cardoso
Professor adjunto do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento da Universidade Federal de Minas Gerais. Terapeuta cognitivo certificado e membro do grupo de doutores da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Presidente da Associação de Terapias Cognitivas de Minas Gerais (ATC-Minas). Possui treinamento em ensino e supervisão de terapia cognitivo-comportamental, terapia cognitivo-comportamental para casais e terapia cognitivo-comportamental afirmativa para pessoas LGBT pelo Beck Institute for Cognitive Behavior Therapy (Philadelphia, EUA). Doutor em psicologia (comportamento social e processos cognitivos) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com período sanduíche na Pennsylvania State University e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Mestre em psicologia (processos clínicos e da saúde) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com estágio de pesquisa sobre violência e habilidades sociais na UFSCar. Especialista em terapia cognitivo-comportamental pelo Instituto WP (IWP/Faccat) e em sexualidade humana pelo Child Behavior Institute of Miami. Formação em terapia do esquema (Wainer/NYC Institute for Schema Therapy) e em terapia do esquema para casais pelo Instituto de Teoria e Pesquisa em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (ITPC). Supervisor da prática clínica e autor de livros e recursos nas áreas das terapias cognitivo-comportamentais, terapia do esquema e relacionamentos e treinamento de habilidades sociais.
Ana Clara Gomes Braga
Psicóloga pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestranda em Psicologia: Cognição e Comportamento pela UFMG. Membro da Diretoria da Associação de Terapias Cognitivas de Minas Gerais (ATC-Minas). Especialista em terapia cognitivo-comportamental (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). Formação em terapia cognitiva sexual. Formação em terapia do esquema em andamento. Instrutora certificada de mindfulness.
Ana Flávia Azevedo Lima
Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Betim. Terapeuta certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Membro da Diretoria da Associação de Terapias Cognitivas de Minas Gerais (ATC-Minas). Especialista em terapia cognitivo-comportamental e supervisora clínica pelo Instituto de Terapia Cognitiva (ITC-São Paulo). Formação em terapia do esquema pela Wainer Psicologia Cognitiva/NYC Institute for Schema Therapy e em terapia do esquema para crianças e adolescentes pelo Instituto de Teoria e Pesquisa em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (ITPC).