CORUJA PROMAT - CADERNO DE ESTÍMULOS
Descrição:
O Roteiro para Sondagem de Habilidades Matemáticas – PROMAT é um roteiro elaborado para a sondagem do desenvolvimento das habilidades matemáticas nos anos iniciais do ensino fundamental. Foi desenvolvido para permitir que educadores e especialistas possam investigar com mais precisão as dificuldades específicas de alunos, permitindo que barreiras sistemáticas e persistentes para a aprendizagem da matemática sejam encontradas, possibilitando a oferta de serviços, suportes ou acomodações acadêmicas mais apropriadas e que atendam às necessidades desses alunos.
A partir de sua aplicação é possível identificar e monitorar com maior exatidão áreas prioritárias que demandam instrução e intervenção em crianças que apresentam dificuldades e transtornos de aprendizagem da matemática, contribuindo para um melhor planejamento.
Dada sua natureza investigativa, o PROMAT também permite que se levantem indicadores para o transtorno específico da aprendizagem da matemática, ou discalculia, avaliando três áreas básicas de competência matemática cujos domínios são fundamentais para a sua aprendizagem:
- Representação Numérica
- Evocação de Fatos Numéricos
- Resolução de Problemas
Material: 01 Caderno de Estímulos
Objetivo: O Roteiro para Sondagem de Habilidades Matemáticas – PROMAT, tem por objetivo verificar se as competências numéricas básicas foram adquiridas, indicando as áreas de concentração das dificuldades encontradas, em caso de defasagem.
População: Crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano.
Aplicação: Individual, com caderno de estímulos físico ou digital.
Correção: Manual
Tempo: A critério do aplicador, o roteiro pode ser aplicado em uma única sessão (em torno de sessenta minutos) ou em várias sessões. No caso de crianças menores (1º e 2º anos) e de crianças desatentas ou agitadas, sugere-se que a aplicação se estenda por pelo menos duas sessões. É importante cronometrar e registrar o tempo total empregado pela criança para finalização do conjunto das tarefas em cada domínio (I,II, e III) para fins de monitoramento do desenvolvimento da fluência de execução.