Avaliação em Orientação Profissional e de Carreira: Fundamentos, planejamento e aplicações
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"A Orientação Profissional e de Carreira (OPC) desde os seus primórdios foi associada à avaliação psicológica, inicialmente como sinônimo de aplicação de testes para indicar um curso e/ou pro ssão ao indivíduo. No entanto, com o desenvolvimento global e tecnológico, a OPC passou a ser um processo amplo, com o intuito de auxiliar as pessoas em suas tomadas de decisão sobre suas carreiras. A partir disso, a avaliação psicológica passou a ser mais uma das etapas da OPC e não a principal. Ao longo dos capítulos, esta obra busca elucidar como a avaliação psicológica pode ser realizada nos processos de OPC, apresentando inicialmente os fundamentos teóricos e técnicos para a realização da avaliação psicológica em OPC, passando ao enfoque de como ocorre seu planejamento e as possibilidades de aplicação, considerando diferentes contextos e demandas. O texto também apresenta algumas técnicas, instrumentos e ferramentas que podem ser utilizados ao longo do processo. Avaliação em Orientação Pro ssional e de Carreira é um livro direcionado aos pro ssionais que atuam na área de OPC, sobretudo os psicólogos responsáveis pela avaliação. Podem sebeneficiar também estudantes de graduação, alunos de mestrado, doutorado e especializações. A obra busca contribuir para uma melhor compreensão da avaliação psicológica em OPC, de forma que possa subsidiar as tomadas de decisão dos orientadores, bem como o planejamento e a condução da avaliação em OPC."
“Este livro chega às mãos dos leitores quase em contracorrente, ou seja, tem a sensatez de situar o objeto de estudo da avaliação em orientação profissional e de carreira na perspectiva da psicologia. E não cai na tentação de situar “a medida” na avaliação psicológica exclusivamente no nível da conceitualização e análise da medida dos atributos humanos [...] A obra fornece material que permite ao leitor um melhor entendimento da evolução da ciência psicológica, em especial no domínio da avaliação da orientação pro ssional e de carreira, e evidencia que, hoje, abordar a perspectiva da medida não signi ca somente fazer referências a procedimentos estatístico-matemáticos, mas antes privilegiar a compreensão, a análise e a interpretação dedados coletados por meio da utilização de técnicas de medida. [...]
O aspecto determinante que perpassa o livro tem a ver com a interpretação da avaliação que decorre da habilidade (quase que me atreveria a apontar outra designação: sabedoria) do psicólogo para circular e se mover entre as duas margens: a importância doraciocínio lógico-matemático e a interpretação de dados concretos. [...] Em síntese, parece, em termos práticos, haver concordância entre os autores dos capítulos quantoaos objetivos da avaliação: a aquisição de informação, a descrição das observações e a predição — resultado empírico como amostra de resultados possíveis. E parece também haver concordância quanto àquilo que a avaliação psicológica em OPC pressupõe: 1. a existência de processos de medição (a de nição conceitual e operacional da variável psicológica); 2. o plano de experiência (a amostragem de indivíduos e de situações); 3. a estandardização (uniformidade das condições de observação); 4. a descrição das medidas (utilização de um modelo estatístico-matemático); 5. o processo de validação (a repetibilidade e/ou a replicabilidade); 6. a generalização das medidas (variação aleatória e estimativa probabilística); e só depois a interpretação do resultado individual. [...]
Organizadores:
Rodolfo A. M. Ambiel
Psicólogo e doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco. Docente do Programa de Pós Graduação em Psicologia da PUC-Campinas. Bolsista de Produtividade do CNPq.
Thaline da Cunha Moreira
Psicóloga, mestra e doutora em Psicologia pela Universidade São Francisco. Atualmente é bolsista de pós-doutorado júnior – CNPq na PUCRS.
Leonardo de Oliveira Barros
Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia. Editor-chefe da Revista Brasileira de Orientação Profi ssional (RBOP).