Compreensão de leitura: Teoria e prática
Simulador de Frete
- Calcular freteISBN: 978-85-85439-44-6
* 183 páginas
Compreensão de leitura: Teoria e prática
A obra apresenta um panorama de pesquisas recentes sobre o desenvolvimento da compreensão leitora e os problemas de compreensão em crianças. O livro oferece um exame detalhado de competências-chave que contribuem para essa capacidade, bem como as características de crianças que têm dificuldades nessa área, examinando maneiras de auxiliar e aprimorar a compreensão. É um texto em linguagem acessível destinado a estudantes e profissionais sem experiência com a psicologia da leitura e com os problemas relacionados à leitura.
Os autores examinam a compreensão de diferentes unidades da língua - a compreensão de palavras isoladas, de frases e de textos em prosa - e delineiam o que os leitores (e ouvintes) têm de fazer para entender com sucesso um texto extenso. Este livro também considera a compreensão com diferentes objetivos, em particular ler por prazer e ler para aprender, analisando como as características do leitor - como o interesse e a motivação - podem influir no processo de compreensão.
Ao longo do texto, destacam-se intervenções bem sucedidas, experimentais e desenvolvidas em sala de aula. Em cada capítulo, o leitor encontra ideias práticas para uso na sala de aula, quadros, sumários e glossários que detalham os pontos principais e explicam os termos técnicos utilizados.
Sumário
1. O que pretende, afinal, este livro?
2. Competências e processos
3. A avaliação da compreensão e as características da compreensão malsucedida
4. Inferências: ir além dos limites de detalhes explícitos para ver o sentido do texto
5. Conhecimento e aprendizagem dos significados da spalavras
6. As frases e suas conexões
7. Identificação e uso da estrutura do texto durante a leitura
8. Isso faz sentido? Monitoração do significado
9. Juntando as peças
Autores
Jane Oakhill
Psicóloga cognitiva britânica e especialista no desenvolvimento da compreensão de leitura. Professora de psicologia experimental na Universidade de Sussex, na Inglaterra.
Kate Cain
Professora de língua e letramento no departamento de psicologia na Universidade de Lancaster, na Inglaterra.
Carsten Elbro
Professor de leitura e diretor do Centro de Pesquisa em Leitura (Centre for Reading Research) na Universidade de Copenhage, na Dinamarca.