Pela perspectiva do cliente: Teoria e técnica da Avaliação Terapêutica
Simulador de Frete
- Calcular fretePela perspectiva do cliente: Teoria e ténica da Avaliação Terapêutica
A Avaliação Terapêutica é uma abordagem da avaliação colaborativa semiestruturada, apoiada na filosofia humano-científica de Fischer, que foi desenvolvida pelo autor desta obra, Stephen E. Finn, e alguns de seus colegas do Center for Therapeutic Assessment, em Austin, Texas. Um de seus princípios fundamentais é a necessidade de englobar o contexto em que a pessoa está inserida, a fim de compreender plenamente sua visão de mundo, de causar impacto na vida dos clientes e de ajudá-los com seus problemas que são persistentes.
Esta obra contém diversos capítulos que apresentam técnicas específicas de Avaliação Terapêutica e colaborativa, auxiliando os leitores a aprender as engrenagens desse método, tais como integrar achados de testes, envolver os clientes na discussão de suas experiências na aplicação de um instrumento e conduzir sessões de intervenção.
Revisão Técnica: Anna Elisa de Villemor-Amaral
Sumário
Parte 1. A história e o desenvolvimento da Avaliação Terapêutica
Introdução: o que é Avaliação Terapêutica?
Compreendendo o poder e potencial da avaliação psicológica
Avaliação Terapêutica: será que Harry aprovaria?
Como a Avaliação Terapêutica se tornou humanista
Parte 2. Técnicas específicas da Avaliação Terapêutica
Testar os próprios clientes com o Rorschach no curso da terapia
Dar devolutiva aos clientes sobre protocolos de teste “defensivos”
Devolutiva da avaliação integrando os achados de MMPI-2 e Rorschach
Sessões de intervenção: uso de testes “mais suaves” para demonstrar achados de testes “mais duros”
Um degrau acima, um degrau abaixo e no meio: um modelo colaborativo de avaliação a pedido de um colega
Avaliação Terapêutica de um homem com TDA
Análise sequencial colaborativa do Rorschach
Uso do Rorschach consensual como uma intervenção na avaliação de casais
“Mas eu só estava tentando ajudar!”: o fracasso de uma Avaliação Terapêutica
Avaliação colaborativa de crianças como uma intervenção em sistemas familiares
O ensino da Avaliação Terapêutica em um curso de pós-graduação obrigatório
Parte 3. Desenvolvimentos teóricos
Por favor, me diga que eu não sou quem eu temo ser: teoria Control-Mastery e Avaliação Terapêutica
Desafios e lições da teoria da intersubjetividade para a avaliação psicológica
Como a avaliação psicológica me ensinou compaixão e firmeza
Conclusão: a prática da Avaliação Terapêutica
Depoimentos
"Quem convive comigo, no dia a dia de trabalho como professora, da área de Avaliação Psicológica, sabe que minha atual paixão é a Avaliação Terapêutica, e é conforme esse Método, criado e pesquisado por Stephen Finn que tenho trabalhado nos últimos meses. Tem sido uma experiência transformadora, para mim e para meus clientes, que já saem das sessões de avaliação, com algumas mudanças positivas e objetivos alcançados a partir de testes e técnicas que são sistematicamente utilizadas nesse processo. Trata-se de um processo colaborativo e individualizado, com potencial para trazer crescimento para o cliente ainda na etapa de avaliação".
Joana Barroso - Psicóloga
"Uma leitura que abrange o sujeito subjetivo e plural, a personalidade através dos testes psicológicos, avaliação e a entrevista.
Compreender o sujeito não patologizando e ou psicologizando, mas um norte para a compreensão de toda a sua estrutura como um todo.
Vale apena conferir... eu indico"
Moises Silva de Jesus - Psicólogo
Autor
Stephen E. Finn
PhD pela Universidade de Minnesota e especialista em Avaliação da Personalidade e em Psicoterapia, com reconhecimento internacional. Desenvolveu um trabalho pioneiro em Avaliação Terapêutica, uma intervenção breve baseada em evidências que integra sistematicamente a avaliação psicológica e a psicoterapia. Fundador do Center for Therapeutic Assessment, em Austin, nos EUA, cofundador do European Center for Therapeutic Assessment, em Milão, na Itália, e do Asian-Pacific Center for Therapeutic Assessment, em Tóquio, no Japão. É também professor assistente clínico adjunto de Psicologia na Universidade do Texas, em Austin.