Baralho do medo de dirigir: autoconhecimento e psicoeducação
Simulador de Frete
- Calcular freteRESUMO
Este é o primeiro baralho desenvolvido no Brasil com o objetivo de auxiliar profissionais de psicologia no tratamento de pessoas que têm medo de dirigir. Por meio de quatro categorias de cartas — pensamentos sabotadores, pensamentos disfuncionais, reações físicas e estratégias de enfrentamento —, que podem ser usadas de diversas formas, o baralho é um recurso para ajudar na psicoeducação, autoconhecimento e estimulação de novas formas de interpretar o trânsito e a própria capacidade na direção.
SUMÁRIO
Apresentação
Introdução
O modelo cognitivo-comportamental
O medo de dirigir
Trabalhando o medo de dirigir
O uso do baralho
Como usar o baralho
As cartas do baralho
Considerações finais
Referências
O QUE VOCÊ ENCONTRA NO BARALHO
10 cartas Pensamentos sabotadores
11 cartas Pensamentos funcionais
10 cartas reações físicas
15 cartas Estratégias de enfrentamento
AUTORES
Marina Marcon
Psicóloga clínica, graduada na Universidade de Caxias do Sul.
William Fiuza
Psicólogo clínico, graduado na Universidade de Caxias do Sul. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto Catarinense de Terapias Cognitivas.
Ambos vêm trabalhando e estudando, desde a graduação, a Terapia Cognitivo-Comportamental, o trabalho com grupos e a ansiedade. Idealizaram o Programa Supere o Medo de Dirigir, no qual coordenam atendimentos individuais e grupais para pessoas com medo de dirigir, com ou sem habilitação, palestras, supervisão clínica para psicólogos e treinamentos para instrutores de trânsito.