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Baralho do transtorno de oposição desafiante: psicoeducando e monitorando o TOD

Ref: 3372
Marca: SINOPSYS

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RESUMO

O transtorno de oposição desafiante (TOD) tem grande importância e merece a atenção dos profissionais da saúde por gerar inúmeros impactos tanto na vida escolar como nas interações sociais. As principais comorbidades associadas ao TOD são transtornos de humor, transtornos de ansiedade, transtorno de descontrole de impulsos e transtorno por uso de substâncias, além das dificuldades na interação social e, às vezes, no desempenho escolar. Na terapia cognitivo-comportamental para o TOD, é necessário trabalhar o treinamento cognitivo em autoinstrução, automonitoramento dos sintomas e estratégias de resolução de problemas.

Com o intuito de abordar pensamentos, emoções e comportamentos disfuncionais presentes no quadro desse transtorno, o Baralho do transtorno de oposição desafiante surgiu como uma ferramenta na qual a criança e o adolescente são psicoeducados de maneira lúdica e interativa sobre os principais sintomas, as dificuldades e os comportamentos disfuncionais desse transtorno. O baralho também pode ser utilizado para a psicoeducação dos pais, com o objetivo de que compreendam melhor os sintomas de seus filhos.

SUMÁRIO

Introdução

1. Como surgiu o Baralho do transtorno de oposição desafiante
2. Como é composto o Baralho do transtorno de oposição desafiante
3. Como utilizar o Baralho do transtorno de oposição desafiante

Referências

Anexos

PÚBLICO-ALVO

Psicólogos e clínicos que trabalham com crianças e adolescentes de 4 a 17 anos.

O QUE VOCÊ ENCONTRA NESSE Baralho

1 cartão de psicoeducação
Para apresentação e explicação das características do TOD.

16 cartas de sintomas (oito com figuras de meninas e oito com figuras de meninos)
Para o paciente indicar os sintomas que apresenta, ou seja, irritado, impaciente, desobediente, gritando, chutando, empurrando, impulsivo e vingativo.

50 cartas de situações
Divididas em 10 categorias, apresentam situações para que o paciente escolha quais considera mais recorrentes em sua vida.

DIFERENCIAIS DA OBRA

Não há outro material tão objetivo e lúdico quanto o Baralho do transtorno de oposição desafiante para que possa ser psicoeducado o transtorno para as crianças e adolescentes.

 AS AUTORAS

Luciana Tisser

Psicóloga, especialista em neuropsicologia. Mestre e doutora em ciências da saúde com ênfase em neurociências. Professora da Faculdade de Psicologia do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed) de Porto Alegre. Sócia-diretora do Instituto de Psicologia do Rio Grande do Sul.

Marianna Leão Soares

Psicóloga pela UniRitter e neuropsicóloga pelo Instituto de Pós-graduação e Graduação (Ipog). Atua na área de avaliação neuropsicológica e psicoterapia de abordagem cognitivo-comportamental com crianças, adolescentes, adultos e idosos.

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