Baralho para ansiedade de provas: estratégias para lidar com situações de avaliação
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RESUMO
Situações de avaliação acadêmica ou escolar tendem a gerar ansiedade. Nesse contexto, saber lidar com esse estressor típico é importante para desfechos em saúde física e mental e, consequentemente, para o desempenho acadêmico do estudante. Procurando colaborar para alterar quadros de ansiedade, Luiz Ricardo Vieira Gonzaga e Sônia Regina Fiorim Enumo propõem o Baralho para ansiedade de provas. O material propõe estratégias que auxiliam na promoção de comportamentos mais adaptativos para o contexto de provas. É um recurso útil e lúdico, empiricamente embasado, para estudantes e profissionais da área clínica e educacional.
PÚBLICO-ALVO
Adolescentes e adultos.
O QUE VOCÊ ENCONTRA NESSE BARALHO
Folheto educativo
Manual
Carta para psicoeducação: 1
Cartas com situações-problema: 16
Cartas de estados emocionais: 21
Cartas de indicadores fisiológicos e psicofisiológicos da ansiedade de provas: 21
Cartas de pensamentos disfuncionais em situações de provas: 34
Cartas de pensamentos funcionais/alternativos em situações de provas (cartas coringa): 15
Cartas de comportamentos mal-adaptativos/disfuncionais em situações de provas: 23
Cartas de comportamentos adaptativos/funcionais em situações de provas (cartas coringa): 15
Cartas ilustrativas: 5
DIFERENCIAIS DA OBRA
Este material é importante para que psicólogos e educadores possam compreender o processo de ativação psicofisiológica da ansiedade de provas, ensinando estratégias comportamentais, cognitivas e de regulação emocional para os estudantes e pacientes ansiosos por provas. O desenvolvimento deste baralho, devidamente validado e elaborado de acordo com o modelo cognitivo da ansiedade, partiu de uma necessidade clínica e de intervenção nesta área, que se encontra desamparada. Seu intuito é reduzir os efeitos negativos da ansiedade de provas, bem como melhorar o desempenho cognitivo em indivíduos ansiosos por elas. No contexto brasileiro, a literatura é incipiente na área, apesar da influência e da importância do assunto quando se abordam variáveis como rendimento acadêmico e motivação escolar.
AUTORES
Luiz Ricardo Vieira Gonzaga
Psicólogo, com licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre e Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Especialista em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental pela Universidade de São Paulo (USP) e MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP).
Sônia Regina Fiorim Enumo
Psicóloga, licenciada e bacharel em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Mestra em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP), com Pós-doutorado em Avaliação Assistida de Crianças com Deficiência Visual pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).