Pedagogia do Fracasso: O que as ciências cognitivas têm a dizer sobre a aprendizagem?

R$89,00

184 páginas

Calcular Frete
Forma de EnvioCusto EstimadoEntrega Estimada

Descrição

Não há nenhuma novidade em dizer que a educação nacional passa por problemas. Analfabetismo, incapacidade de lidar com conceitos básicos, baixo desempenho em testes, violência escolar, problemas de infraestrutura e má gestão são apenas alguns centímetros do buraco que existe no ensino no país.

Um dos problemas que não tem despertado a devida atenção do público, e mesmo de boa parte dos gestores educacionais, está na formação dos professores do país. Com raras exceções que comprovam a regra, é possível dizer que a formação do educador brasileiro está longe de reconhecer a importância da psicologia cognitiva e mesmo de fundamentos da neurociência para a aprendizagem.

Pedagogia do Fracasso é também uma crítica às teorias clássicas que orientam muitas das práticas pedagógicas no Brasil. A crítica tem como base as ciências cognitivas. Os autores analisam problemas da educação brasileira e sua relação com teorias clássicas de desenvolvimento infantil e aprendizagem.

 

Nome: Pedagogia do Fracasso: O que as ciências cognitivas têm a dizer sobre a aprendizagem?

Autores: Henrique Augusto Torres Simplício; Vitor Geraldi Haase

ISBN: 978-65-990646-1-6

Páginas: 184 Páginas

Dimensões: 17 X 24

Peso: 200 gr

Editora: Ampla Editora

 

Prefácio

Prólogo

Introdução

Parte 1:

Capítulo 1 – O romantismo educacional

Capítulo 2 – As mazelas do construtivismo

Capítulo 3 – Precisamos reinventar a roda? A importância da herança do conhecimento na aprendizagem

Capítulo 4 – Paulo Freire e a Aprendizagem: transferir conhecimento ou fazer propaganda política?

 

Parte 2:

Capítulo 5 – O que a psicologia evolutiva e a comportamental tem a dizer sobre educação?

Capítulo 6 – Ecologia da Aprendizagem a abordagem sociocontextual

Capítulo 7 – Por que é tão cansativo aprender coisas novas na escola? Processamento de informação, memória de trabalho e longo prazo

Capítulo 8 – As bases neurais da aprendizagem escolar

 

Parte 3:

Capítulo 9 – Diferentes formas de Ensino

Capítulo 10 – Como as crianças aprendem a ler a escrever as palavras e os números?

Capítulo 11 – Como se desenvolve a compreensão leitora?

Capítulo 12 – Como as crianças aprendem aritmética?

Capítulo 13 – Transtorno generalizado de ensino – o fracasso da pedagogia

Posfácio

Como as crianças aprendem na escola?

Dez perguntas trazendo contribuições importantes das ciências cognitivas e comportamentais para o conhecimento

Informação adicional

Peso0.200 kg
Dimensões17 × 24 × 1.5 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Pedagogia do Fracasso: O que as ciências cognitivas têm a dizer sobre a aprendizagem?”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *