Descrição
Material restrito à psicólogos
Descrição: O Teste Zulliger é um instrumento inspirado no Rorschach. A avaliação ocorre diante da apresentação de estímulos não estruturados (sem forma definida, imagem ambígua), o indivíduo usa os próprios recursos subjetivos e sua própria dinâmica para perceber a figura e dar significado a ela.
O seu objetivo é avaliar características da personalidade, processos afetivos e cognitivos, adaptação social, adequação à realidade, saúde mental e presença de psicopatologias. O Sistema Escola de Paris tem por base os processos associativo-perceptivos do examinando, enfatizando as análises qualitativas, voltadas para uma visão mais psicodinâmica do indivíduo.
De acordo com Pasian (2000), a Escola francesa possibilita interpretações psicodinâmicas bastante enriquecedoras do teste e tem como referenciais tanto a teoria fenomenológica quanto a psicanalítica. Nesse sentido, buscou-se uma forma de análise e de interpretação especificamente clínica, mais qualitativa, individual e singular, permitindo uma melhor escuta do paciente (Chagnon, 2014).
Público Alvo: O instrumento é destinado a adultos de 18 anos até 92 anos de idade.
Contexto: Avaliação clínica, concessão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou de porte de arma de fogo, processo seletivo, perícia, orientação profissional, entre outros.
Aplicação: A aplicação é individual, seguindo as instruções contidas no manual do teste. Sua duração costuma ser entre 30 minutos e 2 horas e deve ser administrada em um ambiente devidamente adequado.
Para a aplicação, são indispensáveis os seguintes materiais:
- Conjunto de três cartões: originais e devendo estar em boas condições de uso, ou seja, sem arranhões, rabiscos ou sujeiras.
- Protocolo de aplicação: para anotação dos dados de identificação, das respostas aos cartões, dos inquéritos das respostas, além das seleções dos cartões (preferido e preterido), fechamento e tabelas do psicograma para codificação.
- Folha de localização: padronizada, colorida, para a localização das respostas identificadas nos cartões.
- Caixa de lápis de cor (12 cores diferentes): para a localização das respostas dadas, sendo que cada localização no mesmo cartão deve ser feita com uma cor diferente para não haver dúvidas na identificação das marcações.
- Cronômetro: de preferência silencioso.
Normatização: O estudo contou com uma amostra por conveniência de 650 adultos da região metropolitana de Belo Horizonte. Para melhor distribuição da amostra, foram estabelecidas seis faixas etárias: de 18 a 29 anos, de 30 a 39 anos, de 40 a 49 anos, de 50 a 59 anos, de 60 a 69 anos, e de 70 a mais de 70 anos de idade. Quanto à variável escolaridade, os seguintes níveis foram considerados: sem instrução, fundamental, médio e superior.
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