Atualizando informações ...

TIME-R - LIVRO DE INSTRUÇÕES

Ref: 5022
Marca: HOGREFE

Não disponível

Enviar
Avise-me quando estiver disponível
testes

Material restrito à psicólogos

Descrição

O instrumento destina-se à avaliação neuropsicológica cognitiva de crianças com queixas de atrasos no desenvolvimento, suspeita de transtornos do neurodesenvolvimento ou queixas de dificuldades esco­lares ou pré-escolares. Ele avalia os processos subjacentes à memória de curto-prazo, especificamente os seus componentes fonológicos e visuoespaciais, utilizando 6 subtestes que apresentam sequências que variam na quantidade de estímulos que devem ser memorizados pelo examinan­do.

Teste focado na avaliação de memória nas fases iniciais do desenvolvimento;
Maior probabilidade de identificação de atrasos cognitivos para intervenção precoce;
Alterna instruções e respostas verbais e visuais, para maior aprofundamento do diagnóstico;
Seleção de estímulos (palavras e figuras): foram selecionadas palavras dissílabas e de alta frequência na pré-escola, de modo a garantir familiaridade dos estímulos para a faixa etária.
A memória de cur­to prazo possui um papel importante na aprendizagem, há evidências da sua relação com o desenvolvimento das habilidades verbais e acadêmicas, tais como leitu­ra, escrita e matemática.

No Brasil, há uma lacuna no que tange à avaliação de memória nas fases iniciais do desenvolvimento, como em pré-escolares. Estudos mostram a importância de avaliar habilidades cognitivas precocemente.

Público Alvo

Crianças de 3 anos a 6 anos e 11 meses com capacidade linguística minimamente preservada (compreensão de instruções e expressão de palavras iso­ladas).

 Contexto

Psicólogos que atuam com crianças pré-escolares e crianças no início da esco­larização com queixas de atrasos ou dificuldades no de­senvolvimento, sobretudo clínicos com conhecimento em neuropsicologia e/ou psicologia cognitiva, avaliação psicológica e psicodiagnóstico.

 

Aplicação

Este teste deve ser aplicado individualmente.

Todas as figuras devem ser apresentadas às crianças para garantir a familiaridade com as mesmas, e sugere-se so­licitar que a criança nomeie cada uma delas, quando mostradas individualmente. Todos os itens devem ser registrados na folha de resposta, para posterior correção.

Avaliações

Produtos visualizados

Carregando ...