WISC IV - AVALIAÇÃO CLÍNICA E INTERVENÇÃO
WISC-IV - Avaliação Clínica e Intervenção
A nova edição do WISC-IV Avaliação Clínica e Intervenção foca na relevância clínica do WISC-IV como uma ferramenta de avaliação e no planejamento de intervenções. O conteúdo da primeira edição foi revisado para refletir este foco, e estudos de caso foram usados para ilustrar a relação entre avaliação e intervenção.
Foram inclusos capítulos sobre crianças superdotadas, com deficiência intelectual, TDAH, autismo, condições médicas, uso do WISC-IV em crianças que apresentam transtorno do espectro autista (TEA), distúrbios emocionais e doenças sistêmicas. Também há novos capítulos sobre o posicionamento do WISC-IV no contexto de avaliação de fatores transculturais, de avaliação neuropsicológica, assim como avaliação de funcionamento executivo. Escrito por autores especialistas em pesquisas de inteligência, desenvolvimento de testes e avaliações, esse livro serve como recurso crítico para todos que utilizam o WISC-IV.
Sumário:
Parte 1 - Interface entre Avaliação e Intervenção com o WISC-IV: Fundamentos para prática
1. Interpretação e Intervenção com o WISC-IV no Contexto da Avaliação Clínica
Parte 2 - Interface entre Avaliação e Intervenção com o WISC-IV Aplicações Clínicas
2. Diagnóstico Diferencial de Transtornos Específicos da Aprendizagem Baseado em Pesquisas e Implicações para a Instrução e Resposta à Instrução
3. Interpretação com o WISC-IV Para Identificação e Intervenção em Transtornos Específicos da Aprendizagem: Uma Abordagem de Teste de Hipóteses Cognitivas
4. Transtornos da Linguagem
5. Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade: Usando o WISC-IV para Planejar Intervenções
6. O Uso do WISC-IV na Avaliação e Planejamento para Crianças Superdotadas
7. Avaliação do Retardo Mental/Deficiência Intelectual com o WISC-IV
8. Transtornos do Espectro do Autismo: Aplicações do WISC-IV para Avaliação e Intervenção Clínica
9. Avaliação de Crianças com Transtorno Emocional utilizando o WISC-IV
10. O Impacto Cognitivo de Doenças Sistêmicas na Infância e Adolescência
11. Considerações sobre o uso do WISC-IV com Crianças Hispânicas
Parte 3 - Interface entre Avaliação e Intervenção com o WISC-IV: Considerações Adicionais
12. Aplicações Neuropsicológicas do WISC-IV e WISC-IV Integrated
13. Uma Extensão do WISC-IV: Funcionamento Executivo
14. Questões Culturais no Uso do WISC-IV
15. Que Valor Possui a Inteligência?
16. Estudo de Caso Brasileiro: Aplicabilidades do WISC-IV e Particularidades Socioculturais